quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Treinamento Jogos de Mercado




Os Jogos de Mercado aproximam e teoria da prática

O PEC através da metodologia Jogos de Empresas tem como principal objetivo utilizar os recursos lúdicos como ferramenta de apoio à formação profissional, fazendo com que os profissionais vivenciem a realidade mercadológica em que atuam, aproximando com muita criatividade o teórico do prático.  A capacitação e qualificação profissional tradicional enfrentam uma grande lacuna em sua execução, o aspecto teórico por si só, não preenche a totalidade ou eficácia do proposto nos cursos, que é o desenvolvimento de competências humanas e técnicas. As ausências de vivencias e do lúdico limitam o ensino e a aprendizagem de forma global.

A proposta é desenvolver atividades práticas caracterizadas pelo uso dos brinquedos, como ferramenta no exercício e desenvolvimento de habilidades do pensamento lógico-matemático e das chamadas competências transversais, pertinentes ao domínio de qualquer ramo profissional, como raciocinar, calcular, antecipar, enfrentar situações-problema, agir em um contexto de regras e tarefas.


O facilitador fará uso de atividades pedagógicas, que obrigam os participantes a atuarem de forma pró-ativa, planejando, modelando ações, definindo estratégias e respondendo as ações de adversários. Os Jogos de Mercado buscam expor as forças e limitações de cada participante, propiciando a inserção de ações corretivas e o desenvolvimento profissional individual e coletivo. 

Atenciosamente,

A`Eronssaytt Gomes Lima de Oliveira
Fundador e Presidente do Programa Empregar é Cidadania




Termo de Referência Específico do Treinamento Jogos de Mercado

Nome do Curso

            Jogos de Mercado

Objetivo

            Capacitar e qualificar profissionalmente e socialmente o trabalhador tocantinense, com a fundamentação de princípios que apóiem o crescimento e o desenvolvimento sustentável das empresas no Tocantins, através da educação profissional.

Conteúdo Programático: 

                                                                                                                     
1.      Inteligência Emocional
2.      Marketing pessoal e Etiqueta Organizacional
3.      Empreendedorismo e Intra-empreendedorismo

Metodologia de Ensino e Aprendizagem


As aulas serão desenvolvidas com a participação ativa dos alunos e serão realizadas através de:
Ø  Exibições introdutórias e complementares através de aula expositiva e dialogada, com a abordagem de aspectos teóricos e práticos e análise de situações reais de trabalho;
Ø  Leitura e análise de textos;
Ø  Experiência de grupo e individuais, aproveitando as contribuições oriundas do grupo para construção de posturas inovadoras com relação ao atendimento ao público no ambiente de trabalho;
Ø  Debates e discussões sobre situações reais vividas no ambiente de trabalho;
Ø  Vivências Grupais com foco para a excelência no atendimento;
Ø  Atividades em grupo;
Ø  Jogos de Empresas;
Ø  Estudo de casos e situações problemas;
Ø  Auto-avaliação realizada pelos alunos.

Competências Desenvolvidas


O curso permite explorar a maioria das competências em foco no mercado atual e entender, através da observação, como são formados os modelos culturais de cada empresa, os pontos fortes e fracos da equipe e de seus colaboradores. Possibilita ainda extrair um conteúdo expressivo de informações quanto à determinação de competências individuais e coletivas.

Além dos resultados obtidos quanto à interpretação do modelo psico-social e intelectual das pessoas e organizações, o uso dos jogos possibilita a realização de tópicos de auto-reflexão através da interatividade, permitindo atuar nas melhorias necessárias. A seguir apresentamos algumas das principais competências que podem ser trabalhadas com o uso dos Jogos de Mercado:

A) Capacidade Empreendedora
Reconhecer necessidades de mercado e perseguir oportunidades para desenvolver ou enriquecer sua experiência. Avaliar sucessos e fracassos, aprendendo com essas experiências para posterior suporte ao desenvolvimento de outras pessoas.

B) Capacidade de trabalhar sob pressão
Reagir de forma decisiva em situações de emergência e saber aproveitar as oportunidades. Utilizar as informações para aprimorar procedimentos e prevenir problemas em momentos de tensão. 

C) Comunicação
Transmitir as idéias de forma clara e segura, com entusiasmo e convicção. Usar argumentos atraentes e persuasivos para tratar questões importantes, compartilhando a informação sobre o que é importante e necessário conhecer.

D) Criatividade
Conduzir mudanças e utilizar soluções novas em situações de negócio e contribuir ativamente para melhoria contínua.  Sugerir idéias inovadoras para os produtos e processos, buscando alternativas na resolução de problemas. Assumir desafios, encontrando caminhos inovadores, e ter a capacidade de realizar atividades com recursos limitados e fortes restrições.

E) Cultura da qualidade
Manter o foco na excelência das atividades, buscando constantemente elevar o padrão de qualidade. Seguir com critério as regras e padrões estabelecidos, através da conscientização e do comprometimento.


F) Dinamismo e iniciativa
Participar e interessar-se em buscar alternativas originais, que possam solucionar problemas. Aceitar desafios com segurança e demonstrar interesse em engajar-se aos desafios propostos.


G) Flexibilidade
Aprender com as experiências pessoais e demonstrar confiança nas tarefas ou situações novas. Buscar e utilizar oportunidades para um aprendizado e auto-desenvolvimento contínuos, demonstrando compreensão organizacional na execução de suas atribuições.


H) Liderança
Ser capaz de inspirar, auto-motivar e valorizar a diversidade no trabalho em equipe, celebrando o alcance dos resultados obtidos. Encorajar ações transparentes, éticas e focadas no desempenho superior.


I) Motivação
Participar das tarefas de forma construtiva e com disposição, demonstrando comprometimento com a realização das metas da equipe. Adaptar ações individuais aos objetivos da equipe, coordenando e evidenciando o êxito do trabalho em grupo.


J) Negociação
Revelar habilidade retórica, identificando com precisão os pontos principais para o dimensionamento das situações, rápida e efetivamente. Procurar dados para analisar os problemas, fazendo as perguntas certas para entender a situação sem precipitar o julgamento.


L) Organização
Demonstrar capacidade de síntese e previsão nos trabalhos em grupo, exercendo comportamentos aglutinadores. Procurar seguir as regras e definir padrões de comportamento para facilitar a consecução das metas e objetivos.


M) Planejamento
Ser capaz de pensar de forma integrada, tomando decisões que coordenem os objetivos de diversas áreas, avaliando as conseqüências de longo prazo. Avaliar repercussões e efeitos sócio-ambientais, transformando previsões e estratégias em resultados concretos.


N) Relacionamento Intrapessoal
Capacitar o participante para autoconsciência que é a habilidades conhecer a se mesmo, ser humano com qualidades e defeitos, autocontrole emocional e automotivaçao.


O) Relacionamento interpessoal
Criar um ambiente no qual as pessoas estejam envolvidas, incluídas e com senso de propriedade, respeitando as diferenças individuais, utilizando as contribuições de todos. Trabalhar para negociar a aceitação de todos os membros da equipe, mantendo as pessoas informadas e envolvendo-as adequadamente na tomada de decisões. Fornecer ajuda, agindo de forma a manter as responsabilidades designadas.


P) Tomada de decisão
Certificar-se das informações para que a tomada de atitude seja fundamentada. Ponderar sobre as conseqüências de suas ações antes de tomar uma decisão que impacte no resultado final.


Q) Visão sistêmica
Pensar globalmente e agir de forma responsável, considerando cenários e desafios de curto, médio e longos prazos nos negócios.

Corpo Técnico Envolvido


Ø  A `Eronssaytt Gomes Lima de Oliveira – Administrador de Empresas e Especializando-se em Docência no Ensino Superior

Publico Alvo


Ø  Qualquer colaborador


Pré-Requisitos


Idade mínima: 14 anos
Escolaridade mínima: Ensino fundamental incompleto
Numero de participantes: 30
Carga horária: 20h
Local: A definir


Materiais e Equipamentos do Apoio Didático – Pedagógico – Aula Prática

Ø  Equipamento de Som
Ø  Data show
Ø  Notebook
Ø  Tangran
Ø  Bolas de Borracha


Referencial Bibliográfico


ABDALLA, João. Atendimento de Qualidade ao Cliente. Disponível em: Acesso em: 14 set 2006.

ALVES, Rubem. O que é religião. São Paulo: ARS:POÉTICA, 1996.

CANFILD, Anderson Alberto. Uma Nova Ótica nos Relacionamentos Interpessoais. Disponível em: Acesso em: 12 set 2006.

CHAMPLIM, Norman, Enciclopédia de Filosofia e Teologia. Rio de Janeiro:CANDEIA, 1991.

DINEY, José. Chefiar não é o mesmo que liderar. Disponível em: Acesso em: 12 set 2006.

FRANCO, Demerval. Você Viu a Motivação Por Aí?. Dinsponível em: Acesso em: 15 set 2006.

GESTÃO & RH EDITORA, A emoção como diferença. Disponível em: Acesso em? 12 set 2006.

GLOCK, Rosana Soibelmann e GOLDIM, José Roberto. Ética Profissional é compromisso social. Disponível em: Acesso em 14 de set. 2006.

GOLEMAN, Daniel. A Inteligência Emocional. Lisboa: Editora Temas e Debates, Lda.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

JAMES C. HUNTER, O Monge e o Executivo. Revista Você S/A, 2006.

KAHALE, Flávia. Pesquisando a Motivação: A Pesquisa de Clima Organizacional. Disponível em: Acesso em: 14 sete. 2006.

MACHADO,    Luiz. O Cérebro do Cérebro. 2. ed. Rio de Janeiro:Qualitymark, 1997.



Treinamento Jogos de Mercado






Primeiro dia
Segundo dia
Terceiro dia
Hora
Definir Local
Definir Local
Definir Local
8:00 às 10:30
Inteligência Emocional
Inteligência Emocional
Empreendedorismo e Intra-empreendedorismo
10:30 às 10:45
Intervalo
Intervalo
Intervalo
10:46 às 12:00
Inteligência Emocional
Marketing pessoal e Etiqueta Organizacional
Empreendedorismo e Intra-empreendedorismo

A data e o horário do evento ficam a critério da empresa podendo ser agendado com antecedência.
A organização e locação do ambiente para treinamento ficam sobre a total responsabilidade da organização.
Em caso de deslocamento para outras cidades os gastos serão assumidos pelo contratante.

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